Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Na visão de uma criança...

Quinta-feira, 01.12.16

***Esta história foi contada por uma menina na faixa de 4 anos que mora numa creche. A psicóloga espalhou diversas gravuras numa mesa (diferentes destas, mas com o mesmo teor), pedindo-lhe para inventar uma historinha. Depois de observar atentamente cada ilustração ela começou a narrativa ao mesmo tempo em que ia ordenando as imagens***

Deus fica chorando

jesus_crying_earth_space_holy_taco.jpg

 

 

 

quando olha aqui pra Terra e fica vendo as maldades das pessoas...

 

 

 

 

Os homens maus matando os homens bons e machucando as crianças...

MONTAGEM GUERRA.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

montagem NATUREZA.jpg

 

 

  

Os homens ficam botando fogo no floresta, matando os animais, matando os passarinhos e matando os peixes.

(Olha para a psicóloga e fala: gosto muito dos bichinhos de Deus, bichinho de Deus é igual gente e Deus gosta de todo mundo) e segue com a narrativa...    

O pai fica batendo na mãe e o filho fica gritando, as pessoas ficam brigando na rua, o ladrão fica roubando as pessoas e a polícia fica atirando nos bandidos.

VIOLÊNCIA.jpg

(Faz esta observação: a minha mãe falou que a gente tem que correr da polícia porque eles não gostam de mendigos.)

E continua...

As pessoas podiam 

plantar um tantão de árvores...

esperança do mundo.jpg

montagem escola.jpg

montagem abraços.jpg

 

 

 

Os pais podiam mandar os filhos pra escola pra eles aprenderem a ler, escrever o nome e depois de crescer pra eles escreverem uma porção de livrinhos de historia para as crianças...

(Fica pensativa, e assim se expressa:  eu vou aprender a escrever bem depressa pra escrever uma carta pro Papai Noel pedindo pra ele me dar uma boneca no Natal, eu nunca tive uma boneca - com uma expressão triste, acrescenta: eu nunca ganhei nada no Natal, a mamãe falou que o Papai Noel só dá presente pra criança rica)

 

E continua...

As crianças gostam de abraçar as outras crianças.

(Olha novamente para a psicóloga e fala: eu gosto muito de abraçar as minhas amiguinhas lá da creche, mas também gosto de abraçar as vovós que ficam com a gente lá na creche, e também gosto de abraçar todas as titias que dão banho na gente, que fala pra gente comer tudinho, e deixa a gente brincar no parquinho. Eu gosto de abraçar todo mundo - e sorrindo continua...)

A gente tem que ajudar os amiguinhos, dar abraço neles, deixar eles brincar com o brinquedo da gente que é pro coração de Deus ficar alegre.

Os pais tem que levar os filhos pra passear nos parques e os filhos 

podem pegar as flores e dar pros pais. 

FLORES.jpg

Aí os pais vão ficar muito alegre com os filhinhos, e os filhinhos vão ficar morrendo de rir de tanta alegria...

SORRISOScrianças.jpg

Ai todas as crianças do mundo vão ficar feliz...  

1442397948_1.jpg

imagem de  cristo sorrindo.jpg

 

 

 

 

Deus também ia ficar feliz quando olhasse pra Terra e visse todo mundo rindo... 

 

 

 

 

Ele ia pegar a Terra com a mão e ia ficar olhando os passarinhos levando raminhos de flores para enfeitar a Terra... E Deus ia ficar rindo muito e seu coração ia ficar muito feliz e Deus nunca mais ia chorar porque Deus tava feliz! 

planetario1-full.jpg

Quando deu por terminada a tarefa, a psicóloga perguntou se ela encontrasse com Deus o que pediria a Ele, e a sua resposta (textual) foi esta "se eu encontrar com Deus eu vou pedir pra Ele não deixar a mamãe abandonar os filhinhos na rua".

Encanta-me, e muito me emociona perceber que uma criança que há pouco tempo morava na rua possa ter uma visão de mundo tão estruturada. Sua narrativa nos traz uma preciosa lição de vida quando notamos a sua consciência sobre os males que afligem a humanidade e a maneira como resolveria estes problemas.

Vivi momentos de grande emoção enquanto procurava imagens para fazer as 'molduras', e também ao descrever a situação. Espero que também possam apreciar a delicadeza e sensibilidade com que a criança 'inventou' a sua história.  

 

Meus amigos, devido às numerosas atividades que permeiam esta época, vou fazer uma pausa até o Natal, quando então voltarei para a última mensagem do ano.

Até lá, que todos possam “decorar” o coração com as luzes mais brilhantes da árvore da vida e enfeitar a alma com as imagens dos presépios que nesta época nos emocionam o olhar***

presepio.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

de helena às 00:00


20 comentários

De CÉU a 08.12.2016 às 16:08

Já tinha lido e relido esse teu post, mas prometi voltar pra comentar, e aqui estou eu.

Creio que todas as crianças do mundo sentem e pensam como essa k aqui nos apresentaste e arrisco dizer que elas pensam mais k alguns adultos.

Não quero, nem vou rotular atitudes de ninguém, mas o mundo precisa de muitos afetos, sinceridade, gratidão e verdade.

Adorei as imagens escolhidas para dar ainda mais contexto à tua publicação.

Beijos e dias luminosos, Leninha!

De vera Lucia Duarte a 07.12.2016 às 19:55


Olá minha querida Helena,

Encantadora e tocante postagem, bem propícia para a época natalina.
Admirável a sensibilidade desta criança, que apesar da vida carente e sofrida, mostra bondade, luz, maturidade e sabedoria. A leitura que ela fez das imagens que lhe foram apresentadas pela psicóloga, e aqui lindamente representadas pela sua sensível escolha, é revelador de grandes lições de vida. Através das palavras dessa criança foram focados os grandes males da humanidade, que urgem serem transformados para que este mundo se torne um lugar aprazível de se viver, onde reine o amor, a paz e a fraternidade.
Desejo a você e à Aninha um Natal de paz e luz junto aos entes queridos.
Grata pelo carinho! Você é a doçura personificada.

Beijão.

De O Arabe a 07.12.2016 às 18:08

Triste e verdadeiro, Helena. Oxalá algum dia tenhamos todos a maturidade dessa criança, para que possamos construir um mundo melhor. Até lá, amiga; boa semana!

De Fê blue bird a 06.12.2016 às 21:03

"se eu encontrar com Deus eu vou pedir pra Ele não deixar a mamãe abandonar os filhinhos na rua".

Amiga querida, como é possível uma criança que tanto deve ter sofrido, ter esta perspectiva, este saber ?!

Fiquei tão emocionada com este testemunho, que acho que esta é a mais bela mensagem de Natal que jamais li.

Um beijinho muito emocionado
Fernanda

De SOL da Esteva a 06.12.2016 às 18:18

As crianças são um bem que veio ao mundo para fazer lembrar a simplicidade, o Amor e a Verdade. Que os "grandes"(crescidos, adultos...) saibam parar e aprender com a pseudo-ingénua e frágil criatura.
O Natal é cada dia que desponta para a se querer conseguir um sentido melhor.
Natal, é bondade.


Beijo
SOL

De Maria a 05.12.2016 às 21:50

Minha amiga, uma história que toca a nossa alma pela pureza dessa criança, que aborda tantas história de vida, tantas magoas e tristezas mas também as formas simples que ela encontraria para as resolver.
Que a magia do Natal ilumine o seu lindo, terno e poético coração.
Boas Festas
Beijinhos
Maria

De LuísM Castanheira a 05.12.2016 às 15:18

é das crianças o futuro...
e o Mundo será melhor.
Boas Festas, Amiga.

De Fábio a 03.12.2016 às 02:29

Inspiradora mensagem, com a lucidez e espontaneidade bem características de idade. Feliz Natal, Helena. Beijos!

De Felisberto N Junior a 02.12.2016 às 14:37

Olá,querida Helena,boa tarde...que linda lição...confesso que, quando vai chegando o final do ano , proponho imaginar-me de quando era criança, evocando a imagem que tinha do mundo e faço isto porque é muito difícil , na atualidade, enumerar situações cotidianas nas quais possamos sentir tanta possibilidade de que muitas coisas boas aconteçam , tanto quanto antes. Claro que o exemplo do #forçaChape, nos dá alento e motivação, de que há sim espaço para solidariedade, nos ajudam a ter esperança que o mundo ainda tem jeito!... que aqueles presos no arcabouço do egoísmo e individualismo, possam seguir o exemplo desta criança de 4 anos e pensem urgentemente em como poderiam resolver os problemas que afligem a humanidade, que cada um não deixe passar a oportunidade de "não deixar a mamãe abandonar os filhinhos na rua",que cada um goste "de abraçar todo mundo" - e deixe Deus sempre feliz, fazendo o que ele quer, com a mente aberta e coração bom verdadeiramente, como as crianças...
...
E hoje, acordo , abro meu blog ,leio seu comentário...peço que conceda à mim , permissão para sentir grande emoção, ao ler seu belíssimo e encantador comentário; não sei bem nem como me expressar,pois a sensação é indescritível ,porém a certeza que vale a pena sim manter aquele Blog ativo,continuar na blogosfera ... sempre me tratando com carinho, educação , gentileza,pertinência; ensinando e emocionando ...
Gratidão eterna, singela, doce , linda e querida amiga...
Obrigado pelo carinho,excelente final de semana,belos dias,beijos!

De CÉU a 02.12.2016 às 14:32

Olá, pequerrucha, Leninha!

Espero k te sintas bem e feliz. Hoje, é um dia mto importante, embora não queiras falar desse facto. Eu compreendo e aceito, logicamente!
Parabéns pela tua postura, pelo teu amor ao próximo, felicidades, muitos anos de vida, paz, muito amor diversificado e aujourd' hui c' est ta fête.
Estás com mãe Cidinha, k te dá imenso amor e carinho, hoje e sempre. É excelente o sítio onde agora estás, mas sei k não precisas assim tanto de te renovar, por dentro e por fora.
Sabes que voltarei para comentar teu post, que é completo e "complexo".

Beijos, abraços, muitas flores pra enfeitarem tuas mãos e estrelas pra iluminarem teus dias e noites.

Comentar post


Pág. 1/2